sábado, 9 de julho de 2011

Erbauliche Monaths-Unterredungen, a primeira revista (Alemanha, 1663-1668)

O mundo passava por mudanças intensas no século 17. Fazia cerca de cem anos que a reforma protestante havia abalado e dividido o cristianismo e o ocidente, viabilizando a difusão e o debate de novas ideias. O principal veículo para tal era a imprensa, criada pelo artesão alemão Johannes Gutenberg dois séculos antes.

Sendo assim, nada mais natural que a primeira revista de que se tem notícia tenha surgido na Alemanha. "Erbauliche Monaths-Unterredungen", ou "Edificantes Discussões Mensais" (imaginem esse título na capa de uma revista hoje...), surgiu em 1663 e foi fundada em Hamburgo pelo teólogo, poeta e autor de hinos religiosos Johann Rist. Segundo a Enciclopédia Britânica, o volume tinha a forma e o formato de livro, e só foi considerado uma revista por causa dos artigos sobre teologia, por ter um público específico e periodicidade regular. Ela durou cinco anos, o que é considerado uma eternidade para as primeiras revistas (e, se pensarmos bem, para muitas atuais também).



Não consegui localizar imagens sobre a revista na Internet, mas encontrei informações interessantes sobre Rist. Segundo o site Hymns and Carols of Christmas, ele nasceu em 1607 e era filho de um pastor. Rist começou a se interessar na composição de hinos religiosos quando ingressou no curso de teologia da Universidade de Reinteln em 1626. Ele também estudou nas Universidades de Leipsic, Utrecht e Leyden, onde cursou matemática, química e medicina. Depois que ele se casou foi trabalhar em uma paróquia de Wedel, no subúrbio de Hamburgo. O local foi muito atingido pela Guerra dos Cem Anos e muitas pessoas morreram por causa das privações do período - principalmente de peste. Ao mesmo tempo em que servia ao ministério, Rist publicou dez coleções de poemas e hinos religiosos - entre 600 e 700 peças sobre praticamente todos os eventos da vida pública e religiosa. Rist ficou lá até sua morte, em agosto de 1667.



Nenhum comentário:

Postar um comentário